Planejamento Financeiro

Eu sempre fui interessada em diversas coisas e uma delas era finanças, me lembro que no meu primeiro emprego tinha uma caderneta onde anotava todos os gastos, e isso me fazia economizar.
Com o passar do tempo, fui relaxando um pouco, sempre tive o cuidado de não gastar demais, mas percebi que estava gastando muito em coisas pequenas que parecem que não afetam o orçamento, mas eria um valor a ser invetido, gasto com mais criterio.

Baixe o Guia Bolso e toda terça ele me mostra alguns gastos, fiquei chocada o quanto estava gastando com docinhos a tarde, era um valor bem consideravel.

Com isso fui procurar me informar: Como devo dividir meu salario liquido? Como viver sem gastar tanto?

Existem varias formulas,  gostei muito de uma que vi com o Paulo Vieira, Coach, e da Nathalia Arcuri.e adaptei a minha realiadade.

Com base no meu salario liquido, devo dividir da seguinte forma:

60% para contas da casa
5 % meu pagamento Paulo comenta que este dinheiro deve ficar com você na sua mão para aprender a lidar com ele.
5% doações
15% investimentos
10% viagens
5% lazer imediato.

Eu não tenho dividas, fica um pouco mais facil, ma caso tenha concentre-se em paga-las e depois redistribuir o seu salario.

Para aprender mais sobre educação finaceira, recomendo:

Me Poupe _ Nathalia Arcuri


O Poder da Ação - Paulo Vieira



Confort Food para Planejar



Comentários

Postagens mais visitadas